Cada nota de zero euros vai custar três euros

Portugal vai emitir uma nota de zero euros com imagens típicas do país para os colecionadores e turistas.

Benjamin Bush, presidente executivo da empresa Euro Souvenir Portugal, afirmou à Lusa, que vão “lançar em dezembro uma nota sobre o centenário das aparições em Fátima” e vão ser impressas 10 mil notas das quais metade “já foram reservadas por colecionadores”.

A nota não serve como moeda de troca e terá um custo de três euros, sendo que a sua circulação foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE) já em outubro.

Depois das cinco mil notas ilustradas com o Castelo de São Jorge (podem ser adquiridas junto do monumento), em janeiro, será lançada uma nova edição e a empresa espera “vender 23 mil notas”.

O presidente adiantou ainda que estão em negociações para que se faça uma nota ilustrada com o Castelo de Guimarães e estão a fazer “contratos com a Madeira”.

"Temos várias possibilidades, desde museus, monumentos, locais de animação, como o Jardim Zoológico, clubes de futebol ou estádios", referiu Benjamin.

A ideia foi lançada em 2015, na França e já se espalhou até à Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Países Baixos e Espanha.