Puigdemont publica imagem do interior da sede do governo após recusar afastamento

Jornalistas estão desde cedo à porta do parlamento regional para ver se Puigdemont tenta entrar ou não no edifício

Puigdemont publica imagem do interior da sede do governo após recusar afastamento

Carles Puigdemont foi destituído do cargo de presidente da Catalunha pelo governo de Madrid, que procedeu através da aplicação do artigo 155º à retirada da autonomia da região autónoma e à consequente dissolução do governo catalão.

Esta manhã, estão desde muito cedo vários jornalistas à porta do Palau de la Generalitat (sede do Executivo regional) à espera para ver se Puigdemont, que não aceitou o seu afastamento e apelou a uma "oposição democrática" dos catalães, tenta ou não entrar no edifício.

Não há ainda testemunhos de que Puigdemont tenha entrado no Palau de la Generalitat, mas há cerca de quatro horas publicou no seu Instagram uma fotografia do interior da sede de governo com a seguinte legenda: “Bom dia J”.

 

 

Bon dia 😊

Uma publicação partilhada por Carles Puigdemont (@carlespuigdemont) a

 

Por outro lado, a imagem pode ter sido captada num momento anterior e publicada esta segunda-feira de uma forma simbólica.

Recorde-se que o parlamento regional da Catalunha aprovou na passada sexta-feira a independência da região, numa votação feita sem a presença da oposição, que a exemplo do que já tinha feito antes, abandonou a assembleia deixando bandeiras espanholas nos lugares.

Pela mesma altura, Madrid conseguia a autorização do senado espanhol para aplicar o artigo 155º, tendo dissolvido o parlamento regional e convocado eleições na Catalunha para o dia 21 de dezembro.