DECO deixa recomendações para evitar reações alérgicas com maquilhagem de halloween

A DECO publicou um comunicado com as recomendações

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) publicou uma lista com os ingredientes que deve evitar na maquilhagem de carnaval ou halloween para evitar reações alérgicas e irritações na pele.

“Prefira pinturas à base de água, porque são menos propensas a reações adversas e aplicam-se facilmente, com um pincel apropriado ou uma esponja molhada. Estes produtos encontram-se à venda em lojas de brinquedos ou de bijuteria e em supermercados”, explicou a DECO, num comunicado publicado na sua página.

A associação recomendou ainda a utilização das pinturas em crianças que tenham mais de três anos e a apenas em ocasiões festivas.

Caso haja reação alérgica “como vermilhidão ou borbulhas”, deve remover imediatamente a maquilhagem e lavar a pele “muito bem com água”. Deve ainda notificar o Infarmed e caso a situação persista deve ir ao médico, sugeriu a DECO.

É importante que tenha em conta o prazo de validade ou o tempo de abertura se for utilizar tintas já usadas. “Passe primeiro um creme hidratante na cara ou no corpo: vai proteger a pele e facilitar a remoção das pinturas. No final, a limpeza do produto deve ser completa, para não deixar qualquer vestígio de maquilhagem”, concluiu a associação.