Antibióticos. Todos os factos que deve saber

Os antibióticos devem ser tomados com muito cuidado e, por isso, o consumo destes fármacos deve ser feito sob vigilância.  

Os antibióticos têm origens químicas, naturais e sintéticas, de forma a poderem resolver ou travar as infeções e bactérias que se alojam no nosso organismo. Por essa razão, devem ser tomados com muita precaução e sob a vigilância/recomendação médica.

De acordo com uma médica especialista, em declarações à revista Women’s Health,"os antibióticos não são todos iguais, por isso, perguntem sempre ao médico ou farmacêutico o que devem evitar”.

Os antibióticos têm impacto direto na pílula contracetiva?

Embora vários estudos tenham concluido que a maior parte dos antibióticos não anulam o efeito da pílula, é sempre mais cuidadoso perguntar a um especialista qual a ação do antibiótico em questão, quando em ‘contacto’ com a pílula.  

Os antibióticos e as bebidas alcoólicas

Na verdade o álcool não reduz o efeito do fármaco, pode é fazer com que a recuperação seja mais lenta, uma vez que afeta, negativamente, os níveis de energia e funcionamento do sistema imunitário.

No entanto, a combinação de ambos pode causar mal-estar, dores de estômago e até mesmo tonturas, explica a médica.

Antibióticos e suplementos de probióticos

O antibiótico tem o objetivo de ‘matar’ as bactérias que causam determinada infeção, ou seja, não há qualquer ‘filtro’ para matar qualquer bactéria que esteja ao seu alcance. Portanto, quando se está a tomar antibiótico por alguma razão, deve sempre tomar-se acompanhado de um suplemento de probióticos, que faz com que o sistema imunitário seja reforçado (reforça o microbioma e as bactérias dos intestinos).