Nem com telescópio se tem visto a constelação de estrelas da NBA

São os candidatos favoritos ao título embora, até ao momento, os números não o indiquem. Warriors e Cavaliers estão respetivamente em 3.º e 11.º da Conferência Oeste e Este.

Nem com telescópio se tem visto a constelação de estrelas da NBA

A verdadeira roda viva de transferências que se deu antes do arranque da nova temporada da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) fazia adivinhar uma Super-Liga, que é como quem quer dizer uma época cheia de competitividade entre as várias equipas e, mais, colocar um ponto final nos naturais candidatos à final: são eles, logicamente, os Golden State Warriors e os Cleveland Cavaliers que, de resto, tiveram lugar reservado no encontro derradeiro nos últimos três anos (tendo a primeira equipa levado a melhor por duas vezes). 

Mas, seria expectável que ao fim de oito encontros disputados na presente época, a turma de Steph Curry e Kevin Durant já contassem com três derrotas? E o que dizer dos Cavs de LeBron James, que, ao fim de sete partidas apresentam saldo negativo com quatro derrotas contra apenas três vitórias? 

À lupa

Comecemos pela Conferência Oeste, onde os Warriors, apesar dos resultados, ainda entram no pódio, ocupando o terceiro lugar da tabela. Em 2016/2017, época em que se sagrou campeão, o conjunto orientado por Steve Kerr somava por esta altura (em que tinha discutido os mesmos oito encontros) duas derrotas, um dado que, de certo modo, faz atrasar os motivos para soar o alarme. Contudo, o terceiro falhanço só chegaria à passagem do 15.º jogo, ronda em que as gentes de Oakland cederam para os seus rivais diretos… os Cavs, claro está. Mas é ainda de notar outros dois pormenores importantes: até agora, os Warriors tropeçaram perante os Houston Rockets, no encontro inaugural desta liga, com os Memphis Grizzlies, no terceiro jogo da competição, e diante dos Detroit Pistons. Ora, com exceção da última equipa mencionada, o conjunto mais temido (e com razões para isso) da NBA já tinha escorregado precisamente com estas equipas e, mais do que isso, precisamente nestes timings (até à sétima jornada). É óbvio que os Warriors estão longe das exibições a que acostumaram o público e prova disso são as declarações do treinador Kerr, depois da terceira e última derrota da equipa que lidera, em casa, com os Washington Wizards. “Todos tentam o melhor contra nós e, se não respondermos com energia, inteligência e disciplina, não vamos ganhar”, resumiu.

Proibido começar com a loucura

Cenário mais complicado apresenta a Conferência Este, mais especificamente os Cavs, atualmente no 11.º posto da tabela o que, por outras palavras, significa que se encontram a três lugares da zona de qualificação para os play-offs, embora ainda seja muito cedo para pensar nisso. Por isso, a ver… nos últimos quatro dias, três machadadas: com os New York Knicks, os New Orleans Pelicans e os Brooklyn Nets, derrotas às quais ainda juntam o desaire ante os Orlando Magic, na terceira ronda da Liga. Para se ter uma noção, em comparação com a temporada transata, os Cavs colecionaram as mesmas quatro derrotas ao fim de 17!! rondas da Liga. Confrontado com a presente situação da equipa, a estrela da turma comandada por Tyronn Lue, LeBron, mostrou-se totalmente despreocupado: “Estamos em que mês? Outubro? Não vou dar em louco agora. É uma temporada demasiado longa [82 jogos], por isso perguntam à pessoa errada. Estou demasiado otimista”.