Internacional

Donald Trump quer pena de morte para atacante de Nova Iorque

Nova Iorque não permite pena capital

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu esta quarta-feira no twitter que o autor do ataque em Manhattan, no qual morreram oito pessoas, deveria ser condenado à morte.

"O terrorista de NYC estava contente, e até pediu para que a bandeira do ISIS fosse pendurada no seu quarto de hospital. Ele matou oito pessoas e feriu gravemente 12. DEVE SER CONDENADO À PENA DE MORTE!", lê na publicação de Trump.

 

 

Recorde-se que Sayfullo Saipov, nascido no Uzbequistão há 29 anos, investiu contra vários ciclistas numa ciclovia de Manhattan, esta terça-feira-feira, num ataque que matou pelo menos oito pessoas.

Saipov foi levado para o hospital após ter sido baleado pela policia na sequência do ataque. O usbeque estaria nos EUA desde 2010, e seria motorista da Uber, apesar de ter residência em Nova Jérsia, a sua carta de condução era da Florida.

O atacante foi formalmente acusado de terrorismo, na quarta-feira, e apesar de a pena máxima em Nova Iorque ser a prisão perpétua, uma vez que pena capital já foi abolida naquele Estado, Saipov ainda pode ser condenado à morte num julgamento federal por terrorismo, a exemplo do que aconteceu no atentado da maratona de Boston.

Dzhokhar Tsarnaev, um dos autores do ataque durante a maratona de Boston em 2013, foi condenado à pena de morte, numa sentença ao abrigo da lei federal.