Tiroteio em igreja nos Estados Unidos faz pelo menos 26 vítimas mortais

Atirador foi abatido

Um atirador ainda não identificado abriu fogo na Primeira Igreja Batista em Sutherland Springs, no Condado de Wilson, Texas.

O atirador entrou na igreja por volta das 11h30 (mais seis horas em Portugal) e começou imediatamente a disparar, segundo a filial da ABC, KSAT 12.

A polícia já avançou que existem "múltiplas vítimas" no local e que o atirador foi abatido. A imprensa norte-americana já avançou que o número de mortos são pelo menos 26. 

"Os detalhes ainda são um pouco dúbios mas pelo que sei agora, pelo que me disseram, são mais de 25 mortos e mais de 20/25 feridos", disse o agente Albert Gomez à cadeia televisiva norte-americana CBS NEWs. "Também estão a dizer que o atirador está morto", acrescentou. 

Vários helicópteros já chegaram ao local para transportarem os feridos. Agentes federais do FBI, da delegação de San Antonio, já chegaram ao local para investigarem o sucedido e encontram-se a ponderar outras possibilidades, sem, no entanto, existirem informações sobre se foi um atentado terrorista de motivação jihadista.  

O governador do Texas, Greg Abbott, disse que "as nossas preces estão com aqueles que foram feridos por este ato hediondo. O nosso obrigado aos agentes pelas suas respostas". O governador disse que mais detalhes serão anunciados pelo  Departamento de Segurança Pública do Texas em breve.

Entretanto, os primeiros relatos do tiroteio começam a chegar. "Ouvimos tiroteio semi-automático…estávamos apenas a 50 jardas [45 metros] de distância da igreja", disse Carrie Matula, que testemunhou o massacre.