“Os Humores Artificiais” é um dos nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema

Curta-metragem de Gabriel Abrantes estreou em fevereiro em Berlim. “On Body and Soul” e “O Quadrado” lideram nomeações para os prémios entregues a 9 de dezembro, em Berlim. De fora ficou “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho.

“On Body and Soul”, da húngara Ildikó Enyedi, que venceu o Urso de Ouro em Berlim, e “O Quadrado”, de Ruben Östlund, distinguido com a Palma de Ouro em Cannes, lideram as nomeações para os prémios da Academia Europeia de Cinema, conhecidas este sábado em Sevilha.

Ambos os filmes somam quatro nomeações, para Filme Europeu do Ano (Melhor Filme), Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Atriz (Alexandra Borbély, “On Body and Soul”) e Melhor Actor (Claes Bang, “O Quadrado”).

Seguem-se, com três nomeações cada, “ Loveless”, de Andrey Zvyagintsev, coprodução russa, belga, alemã e francesa, e “The Killing of a Sacred Deer”, do grego Yorgos Lanthimos, nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento.

Já “O Outro Lado da Esperança”, do finlandês Aki Kaurismäki (Urso de Prata para melhor realizador em Berlim), está nomeado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador. Crítico em relação à forma como a Finlândia tem lidado com a questão dos refugiados, o filme está agora  em exibição em Portugal.

“120 Batimentos por Minuto”, de Robin Campillo, filme centrado no grupo ACT UP, que no início dos anos de 1990 promoveu ações em defesa da prevenção e do tratamento da sida, e que tem estreia nas salas nacionais no final do mês, é o sexto candidato a Melhor Filme, depois de em Cannes ter sido distinguido com o Prémio Especial do Júri.

Para Melhor Atriz estão nomeadas Isabelle Huppert (“Happy End”) Paula Beer (“Frantz”), Juliette Binoche (“Bright Sunshine”) e Florence Pugh (“Lady Macbeth”), e para Melhor Ator Jean-Louis Trintignant (“Happy End”) Colin Farrell (“The Killing of a Sacred Deer”), Josef Hader (“Stefan Zweig – Adeus Europa”, uma coprodução luso-alemã) e Nahuel Pérez Biscayart (“120 Batimentos por Minuto”).

Sem nomeações ficou o português “A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho”, que estava pré-selecionado. Será a curta-metragem que Gabriel Abrantes estreou em Berlim, “Os Humores Artificiais” a única produção portuguesa entre os finalistas.

Os Prémios Europeus de Cinema serão entregues numa cerimónia marcada para 9 de Dezembro, em Berlim.