Justin Trudeau, Casa Branca e Isabel II apanhados em novo escândalo

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) publicou ontem mais um capítulo sobre os dinheiros em contas de offshore, envolvendo os maiores empresários do mundo, chefes de Estado e figuras políticas e de entretenimento. O escândalo expõe, por exemplo, os negócios do responsável de angariação de fundos do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e os…

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) publicou ontem mais um capítulo sobre os dinheiros em contas de offshore, envolvendo os maiores empresários do mundo, chefes de Estado e figuras políticas e de entretenimento.

O escândalo expõe, por exemplo, os negócios do responsável de angariação de fundos do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e os investimentos em imobiliário da rainha Isabel II, de Inglaterra, mas também ligações entre a Rússia e o secretário do Comércio da administração norte-americana de Donald Trump.

No caso de Isabel II, os documentos revelam que os seus gestores pessoais terão investido milhões de euros por meio de um fundo no paraíso fiscal das Ilhas Caimão a partir de 2007.

Outro envolvido é Wilbur Ross, secretário do Comércio dos Estados Unidos, que detém uma participação numa empresa naval de mercadorias que, por sua vez, tem ligações a uma empresa russa do qual o genro é um oligarca próximo de Vladimir Putin, presidente da Rússia, detêm a maioria do capital social. A empresa foi, inclusive, alvo de sanções pelo Departamento do Tesouro norte-americano. O secretário do comércio dos EUA abdicou das suas participações noutras empresas, mas manteve as que tinha nesta.