Há três novos casos de legionela

Número de casos passou de 35 para 38

O número de infetados no surto de legionela subiu para 38, confirmou a Direção-Geral de Saúde, o novo balanço dá assim conta do aparecimento de três novos casos.

A última atualização, feita terça-feira ao final da tarde, registava 35 casos, tendo sido divulgada também a informação de que haveria ainda mais uma situação em estudo, ou seja à espera de confirmação do diagnóstico de legionela.

Apesar de o aumento do número de casos continuar a ser constante, as autoridades mantém a tese de que o surto “está a evoluir de forma positiva”, pois o número de novos casos está “a estabilizar e tende a diminuir”, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, numa declaração recente.

Já o ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes sublinhou ontem que o surto “não foi provocado por falta de investimento no hospital”, sublinhando que “os equipamentos são recentes”. Para o governante, o que aconteceu “foi seguramente uma falha técnica”.

Por outro lado, o ministro fez questão de, a exemplo de Graça Freitas, salientar que o perigo de novos casos está a diminuir e que “os portugueses têm todos os motivos para confiar no sistema nacional de saúde e dos profissionais de saúde. Estes casos não deviam acontecer e isso está a ser acompanhado e investigado. São precisas mais ferramentas para evitar estas ocorrências, de precaução e vigilância”.

Recorde-se que o surto associado ao Hospital São Francisco Xavier já tem confirmados 38 casos de pessoas infetadas, sendo que duas delas, um homem de 77 anos e uma mulher de 70, não resistiram às consequências da doença e morreram.