Quatro hábitos que estão a prejudicar o planeta

Poupar água é essencial para preservar o planeta

A água está presente em quase todas as tarefas do nosso dia-a-dia, mas nem toda a água usada é bem aproveitada. Só em Portugal são desperdiçados cerca de 3100 milhões de metros cúbicos de água por ano.

Existem alguns hábitos diários que estão a prejudicar o planeta, mas que podem ser mudados para começar a poupar.

Beleza: ter água a correr enquanto está a tratar da sua higiene pessoal origina um desperdício de cerca de dez mil litros de água. Por isso, feche a torneira sempre que não está a usar a água.

Cozinha: lavar a louça à mão gasta dez vezes mais água do que utilizar a máquina. Se quer poupar pode sempre optar pelo programa de lavagem económica e colocar a lavar sempre que tiver a máquina cheia o suficiente para uma lavagem eficiente.

Lavar o carro: usar uma mangueira para lavar o carro pode gastar até 18 litros por minuto. Para diminuir o desperdício verifique se o carro precisa mesmo de uma lavagem e se sim faça-o com a ajuda de um balde.

Regar o jardim: regar o jardim com a mangueira aumenta o gasto de água por isso, opte por um sistema de rega automático e com horas próprias para controlar os gastos.