Dia Mundial da Pneumonia. Médicos apelam à vacinação

A pneumonia custa em média 80 milhões de euros por ano

Todos os dias são internadas 81 pessoas com pneumonia e desse número 16 acabam por morrer, ou seja, a cada meia hora morre um doente de pneumonia, tornando-se numa das principais causas de morte em Portugal.

No Dia Mundial da Pneumonia, os médicos apelam a que as pessoas se vacinem contra esta doença, pois é a forma mais eficaz de se protegerem.

Durante todo o ano são registados casos de pneumonia, mas é nesta altura que se regista um maior número. Crianças, idosos, pessoas que sofram de diabetes, doenças cardíacas crónicas, asma ou doenças pulmonares crónicas fazem parte dos grupos de risco, devendo tomar a devidas precauções para se protegerem.

Em Portugal, a pneumonia custa em média 80 milhões de euros por ano, significando que só num dia são gastos 218 mil euros com tratamento e internamento.

Segundo a Fundação Portuguesa do Pulmão, a cada 18 minutos há um novo internamento devido à pneumonia e a cada 90 minutos um desses doentes morre. A fundação referiu ainda que conhecer os sintomas da doenças, recorrer a um médico atempadamente e ter a vacinação em dia pode melhorar esta situação.