Legionela faz nova vítima mortal

Sobe para cinco o número de vítimas mortais do surto da legionela, associado ao Hospital São Francisco Xavier.

A vítima é uma mulher de 76 anos que estava internada no hospital São Francisco Xavier.

A informação é confirmada pela Direção-Geral da Saúde, que continua a sublinhar que “as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto”, lê-se no comunicado.

O número de casos de legionela associados ao surto do São Francisco Xavier foi também atualizado recentemente, este domingo ao final do dia, o balanço apontava para 46 infetados.

Desse total, 32 pessoas ainda internadas, nove doentes já tiveram alta e cinco pessoas morreram.

Esta segunda-feira, a TSF avançou que foi detetada legionela no centro saúde de Mangualde, Viseu. O mesmo problema já tinha surgido o ano passado, e, pouco depois de o caso ter sido arquivado pela Entidade Reguladora de Saúde, chegou-se à conclusão de que as medidas utilizadas para resolver o problema não estavam a ser eficazes.

Este ano, “foi novamente detetada legionela ambiental na colheita efetuada a 19 de outubro”, confirmou a Administração Regional de Saúde do Centro à TSF.

As autoridades já vieram garantir, no entanto, que o caso não é um risco para a saúde pública e que estão já ser tomadas medidas para evitar a infeção de utentes.