Os benefícios do vermelho

Vermelho, a cor do elemento fogo, cor quente associada ao poder. É a cor do pecado. do sangue e do coração humano: do desejo, da paixão carnal e do amor, se é que ele tem cor…

As frutas e vegetais de cor vermelha contêm antocianinas e licopeno. O licopeno é a substância carotenoide que confere a cor avermelhada, sendo um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, osteoporose e de colesterol elevado.

Os fito nutrientes que dão a eletrizante cor vermelha também vêm com poderosos benefícios para a saúde. As cores mais profundas, como a tonalidade escura das beterrabas, costuma significar que o vegetal é mais rico nestes fito nutrientes, incluindo antioxidantes, vitaminas e minerais. Foi também demonstrado que esses nutrientes ajudam a prevenir cancro, combater doenças crónicas e fortalecer o sistema imunológico.

Escolha os vermelhos para a sua vida – fora as carnes vermelhas -, faça a sua salada para comer em casa, para levar para o trabalho ou até transforma-la numa sanduíche em pão de sementes. O que realmente interessa é dar o melhor ao seu corpo. 

Salada Crudívora Carmim, Chia & Vinagreta de Açaí 

Ingredientes 

1 beterraba grande laminada; tomate (aqui eu escolhi a variedade Bella); morangos frescos; framboesas; folhas de amaranto; folhas de chicória; 1 colher de sopa rosa de sementes de chia 

Molho vinagrete

1 Colher chá de açaí em pó; sal a gosto; flocos de piri piri (opcional); azeite extra virgem; 1 colher de café de Vinagre de Cidra; sumo de ½ laranja 

Método 

Lave bem os ingredientes, corte e disponha num prato ou num jarro para levar.

Recomendo que faça o molho vinagrete antes da preparar a salada para apurar o sabor.

Misture todos os ingredientes para o vinagrete num frasco com tampa, assim poderá mexer vigorosamente.

Nota: Atenção à higiene dos alimentos, principalmente dos que come crus. As folhas, os legumes e as frutas devem ser muito bem lavados para matar as bactérias. É boa ideia usar esta receita caseira: misture uma colher de vinagre para cada litro de água que usar para lavar os legumes.

 

https://www.instagram.com/silviaboho/