Sete substâncias químicas prejudiciais para a saúde

Estas substâncias conseguem alterar o bom funcionamento do nosso organismo

Existem algumas substâncias químicas que podem provocar alterações no nosso corpo, a nível hormonal, muito graves. Chamam-se desreguladores endócrinos que quando entram em contacto com o organismo imitam a ação de hormonas naturais e prejudicam o organismo.

Veja quais são.

Dietilenoglicol: está presente em solvente de tintas, produtos de limpeza e cosméticos. Esta substância já foi classificada, pela União Europeia, como prejudicial à fertilidade, para além de poder provocar alergia e asma em crianças.

Compostos perfluorados: estão presentes nas panelas anti aderente e em embalagens de alimentos. A exposição a esta substância pode provocar doenças renais e da tiróide e ainda hipertensão.

Ftalatos: está presente em pisos e paredes, brinquedos, equipamentos médicos e produtos de higiene pessoal.

Atrazina: é um herbicida frequentemente utilizado nas culturas de milho e é capaz de contaminar a água.

Perclorato: usado em herbicidas e fertilizantes consegue contaminar a produção de alimentos. É capaz de alterar o metabolismo normal do ser humano,.

Bisfenol: está presente nas embalagens de plástico e no revestimento das latas de alumínio. Está associado a  alguns tipos de cancro, pode ainda provocar obesidade e doenças cardíacas.

Químicos do tabaco: estas substâncias podem alterar os mecanismos de defesa do pulmão.