Atenção. Não deve comer estes alimentos com muita frequência

São saudáveis, mas ainda assm devem ser consumidos com moderação.

Por muitos alimentos saudáveis que tenhamos incluídos na nossa dieta, há que ter algum cuidado e consumi-los de uma forma moderada, para que não haja problemas para a nossa saúde.

O salmão fumado é um desses alimentos. De acordo com a revista Prevention, este é um dos alimentos em que a frequência de consumo pode não ser assim tão benéfica para a saúde, pois pelo facto de este ser fumado, este tipo de salmão contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – PAHs – e a exposição em excesso a estes componentes pode aumentar o risco de cancro.

Ainda na categoria dos peixes, o atum também deve ser consumido moderadamente, especialmente o enlatado. O risco que este apresenta está associado aos níveis de mercúrio, que podem ser muito nocivos à saúde quando entram em contacto, diariamente, com o organismo dos seres humanos. Segundo o médico Ginger Hultin, "uma quantidade excessiva de mercúrio pode levar à intoxicação, que causa problemas de visão e fraqueza muscular".

As leguminosas em lata também são alimentos a ter em conta, e devem ser cozinhados os próprios grãos numa panela de pressão.

A kombucha é uma das bebidas da ‘moda’ e uma das que mais benefícios traz para a saúde, não fosse um probiótico de excelência. Contudo, a sua elevada acidez pode causar azia, mas não é só… de acordo com a mesma publicação, as pessoas com o sistema imunitário enfraquecido e as grávidas, devem evitar a bebida, uma vez que as bactérias podem fazer mal à saúde.

Além destes alimentos, também o óleo de coco pode representar um risco para a noss saúde, apesar de este não deixar de ser uma gordura saturada que, quando consumida em excesso, pode levar ao ganho de peso e ao aumento do porte calórico da alimentação diária.