Portugal é líder mundial na defesa das crianças

No Dia Internacional dos Direitos das Crianças, recorde este artigo

Um estudo realizado pela KidsRights, onde foram analisados 165 países, mostra que Portugal é o líder mundial na proteção dos direitos das crianças.

A KidsRights é uma organização não-governamental internacional que promove o bem-estar de crianças vulneráveis por todo o mundo. O estudo anual da organização classifica de que forma os países estão capacitados e equipados para melhorar os direitos das crianças. Este estudo mostrou que Portugal lidera o ranking mundial na proteção dos direitos das crianças.

A posição no topo de Portugal é justificada pelos bons resultados nos campos da legislação infantil, saúde e educação.

Em 2017 o número total de países avaliados foi 165, sendo que as cinco primeiras posições ficaram para Portugal, Noruega, Suíça, Islândia, Espanha e França, respetivamente.

A análise assenta em 23 indicadores, 16 quantitativos e sete qualitativos, agrupados em cinco domínios: direito à vida, direito à saúde, direito à educação, direito à proteção e criação de um ambiente favorável ao cumprimento dos direitos da criança

A pesquisa baseia-se em dados quantitativos publicados e regularmente atualizados pela Unicef e dados qualitativos publicados pelo Comité dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) para todos os países signatários da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU.

Os países que tiveram o pior ranking foram a República Centro Africana, o Afeganistão, Serra Leoa, Vanuatu e a Republica do Chad.