Hotel de cinco estrelas do Porto arrasado na Internet por causa de um tapete

Homenagem ou falta de bom senso?

Alguma vez ouviu falar no Hotel Torel Avantgarde, no Porto? Se calhar viu este nome a passar algures no seu feed no Facebook ou no Twitter, mas não pelas melhores razões. Em causa está uma peça decorativa que gerou uma enorme polémica.

Trata-se de um tapete com o desenho da bandeira de Portugal. O chefe do Estado Maior do Comando das Forças Terrestres, Duarte Costa, terá sido o primeiro a criticar esta escolha: "Ver a Bandeira Nacional transformada em tapete, usada como vulgar capacho, fere-me no meu mais íntimo âmago de cidadão Português".

A página do hotel encheu-se de críticas e vários utilizadores acusaram a gerência de desrespeito.

O hotel usou a sua página no Facebook para reagir à polémica, lembrando que tem cinco estrelas e que é "decorado exclusivamente por artistas/designers e produtos Portugueses”, defendendo que o tapete em causa “é por isso uma homenagem à portugalidade".

"Valorizarmos e divulgarmos o talento nacional", refere a gerência, dizendo que Portugal está "em destaque tanto na decoração como na gastronomia e em tudo o mais que pode ser vivenciado neste espaço". "Assim sendo, o tapete no lobby com a ilustração da bandeira de Portugal foi mais uma forma de honrarmos e celebrarmos este facto e o nosso país", defendem.

No entanto, o tapete acabou mesmo por ser retirado: “Tendo em conta as diferentes opiniões geradas pelo uso da bandeira, retiramos o tapete e sublinhamos que a nossa intenção era honrar e celebrar a portugalidade presente no nosso Hotel. Agradecemos as opiniões que nos chegaram e convidamos todos a visitar e conhecer o nosso hotel para celebrar o melhor de Portugal”.