Liga dos Campeões. Benfica perde por 2-0 em Moscovo e está fora da Europa

Encarnados precisavam de vencer para continuar a sonhar com a permanência nas competições europeias

O Benfica está fora das competições europeias. Os encarnados perderam por 2-0 em Moscovo, frente ao CSKA, na quinta ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, e ficaram desde já impedidos de subir sequer ao terceiro lugar do grupo A – em cinco jogos, somam igual número de derrotas e, portanto, zero pontos.

Ao intervalo, os encarnados já perdiam por 1-0, mercê de um golo apontado por Schennikov logo aos 13 minutos – dá a ideia que o jogador russo, porém, estava fora-de-jogo no momento em que recebe o passe do colega. Pouco depois, o Benfica desperdiçou uma excelente ocasião, por Jonas, após boa combinação entre Salvio e Diogo Gonçalves. Com tudo para marcar, na cara de Akinfeev, o avançado brasileiro atirou ao lado. Essa foi a grande oportunidade de golo das águias na primeira parte, mas o CSKA também teria uma aos 27', num remate de fora da área de Dzagoev para defesa fantástica de Bruno Varela.

Até final dos primeiros 45', apenas mais um remate de longe de Eliseu, sem perigo para a baliza de Akinfeev. Com apenas 11' decorridos no segundo tempo – e já com Cervi no lugar de Diogo Gonçalves -, os russos aumentaram… por Jardel, que acabou por trair o seu guardião, desviando para a própria baliza um cruzamento do brasileiro Vitinho, num lance onde toda a movimentação do central brasileiro do Benfica foi catastrófica. A partir daqui, houve apenas mais um lance de real perigo, e pertenceu ao CSKA, com Vitinho a ganhar na disputa com Eliseu e a disparar para defesa de Varela.

O Benfica é assim eliminado precocemente da Europa, naquela que é já a sua pior participação de sempre na fase de grupos da competição. Com Rui Vitória, os encarnados haviam conseguido pela primeira vez na sua história passar à ronda a eliminar em duas épocas seguidas, em 2015/16 e 2016/17; à terceira, falhou o objetivo pela primeira vez.