O Agung está pelas costuras e há 60 mil pessoas em risco

Voos estão cancelados e espera-se a grande erupção para breve

O vulcão do monte Agung, em Bali, está prestes a rebentar da lava no seu interior e as autoridades indonésias anunciaram ontem que uma erupção em grande escala pode acontecer a qualquer momento. Cem mil pessoas estão sob ordem de retirada, mas apenas 40 mil fugiram, para já, do possível caminho da lava e de nuvens de piroclastos que podem chegar a temperaturas de centenas de graus centígrados. O governador de Bali diz até que a ordem de evacuação pode atingir 150 mil pessoas num raio de entre oito e dez quilómetros ao lado do vulcão.

O Agung tem vindo a expelir cinza vulcânica em cada vez maiores quantidades desde a última terça-feira. Uma erupção em larga escala, porém, resultará em nuvens ardentes de cinza e piroclastos – os materiais que solidificam no ar e regressam ao solo como rochas arremessadas -, assim como em rios de lava, que apenas tem saído do vulcão fria e sob a forma de grandes chuvadas. Os serviços de emergência estão também preocupados com o aumento dos sismos e os deslizamentos de terras. “Pedimos às pessoas na zona de perigo que saiam imediatamente porque há potencial para uma erupção maior”, explicava ontem o porta-voz do serviço de desastres, Sutopo Purwo Nugroho. 

As operadoras aéreas internacionais cancelaram dezenas de voos no fim de semana e todos os aviões estão proibidos de levantar voo até que o nível de alerta atual seja levantado – está no nível mais alto. “Ainda há residentes por retirar”, dizia ontem Nugroho, segundo o qual há agentes no terreno a persuadir a população local do perigo da grande erupção. “Há pessoas que ainda não saíram porque o seu gado ainda não foi retirado. Há também os que pensam estar a salvo.”