Doença das vacas loucas com novo caso em Espanha

O anúncio foi feito pela Organização Mundial de Saúde Animal

Foi registado um caso da chamada doença das vacas loucas, ou como é conhecida no meio científico, encefalopatia espongiforme bovina (BSE), em Salamanca, Espanha esta segunda-feira. O anuncio veio da Organização Mundial de Saúde Animal.

O Ministério da Agricultura espanhol já anunciou que o animal em questão foi abatido. No entanto, a Organização Mundial de Saúde Animal afirma que tinha sido detetado outro caso em março deste ano, na mesma região espanhola mas numa exploração diferente.

Em Portugal, desde 2013, a primeira vez em quase duas décadas que não foi registado nenhum caso no país, que a doença das vacas loucas está controlada, tendo existido apenas um caso detetado em 2014 num “animal velho”, segundo disse ao Público em 2015 o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira Brito.

O pico da crise da doença das vacas loucas em Portugal foi entre 1998 e 2004, que levou o embargo da exportação de carne de vaca nacional. Para a variante humana da BSE, chamada Creutzfeldt-Jakob, originada pelo consumo da carne contaminada registou entre 2010 e 2013 26 casos confirmados.