“Cápsula do Tempo” encontrada em escultura de Jesus

Equipa de restauradores encontrou uma mensagem datada de 1777 entre as nádegas da escultura

Uma equipa de restauradores encontrou dois manuscritos escondidos nas nádegas de uma escultura do século XVIII de Jesus Cristo, na igreja de Santa Águeda, em Sotillo de la Ribera, em Espanha. As mensagens foram encontradas quando a equipa removeu um pedaço de tecido que cobria a zona.

Com a data de 1777, as duas folhas, escritas frente e verso e assinadas pelo padre Joaquín Mínguez da Catedral do Burgo de Osma, têm um caráter de “cápsula do tempo” uma vez que convidam à comparação entre a época em que foram escritas e a altura em que foram encontradas.

Nos papéis estão informações económicas, religiosas, políticas e culturais. Segundo Efrén Arroyo, historiador e promotor do restauro da escultura, existem “referencias de todo o tipo de assuntos: religião, doença, entretenimento da época e política. Detalhes sobre o que comiam, o que cultivavam e como viviam o seu quotidiano”, explica.

Não é a primeira vez que restauradores encontram mensagens escondidas em esculturas religiosas durante os restauros. “A maior parte das esculturas estão vazias por dentro, mas às vezes encontramos algumas com papéis escritos escondidos em algum lugar”, acrescenta o historiador, “mas este é algo diferente, muito detalhado e completo”.

A escultura “Cristo da Miséria”, como é conhecida em Sotillo de la Ribera, é um obra do século XVIII e está a ser restaurada em Madrid, onde os documentos serão também estudados ao pormenor.