Júlio César. O fim do imperador brasileiro |VÍDEO]

Aos 38 anos, guarda-redes brasileiro despede-se do clube da Luz

Aos 38 anos, o guarda-redes brasileiro Júlio César está de saída do Benfica. E muito provavelmente dos campos, embora esta última opção não seja para já avançada pela mulher do ex-guardião dos encarnados, que anunciou a rescisão entre o atleta e o clube da Luz. “Será que o guerreiro cansou de jogar? Veremos as cenas do próximo capítulo”, escreveu numa publicação feita na sua conta oficial do instagram. Mais, Susana Werner aproveitou a fotografia partilhada nas redes, com uma estante com vários troféus, para agradecer ao presidente das águias, Luís Filipe Vieira. “Obrigada Benfica! Obrigada presidente. Boa sorte aos Benfiquistas! Amamos vosso clube e vossa cidade, nem preciso dizer o quanto fomos amados aqui”, afirma. Também o filho de Júlio César, Cauet, deixou uma mensagem ao pai: “Ocaminho acaba aqui , foi um prazer te ver jogar. Muitos títulos conquistados , você não vai deixar de ser um ídolo parabéns, te amo pai”, adiantou no seu Instagram oficial. 

Com quatro jogos realizados esta época ao serviço do tetracampeão nacional (um para a liga dos campeões, ante o Basileia, um para a Taça da Liga e dois a contar para a Liga NOS), o guarda-redes despede-se do clube português, onde aterrou há pouco mais de três anos (agosto de 2014), com seis títulos. Entre eles três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. 

Títulos, títulos e mais títulos Formado no Flamengo, desde cedo se sobres  saiu em relação aos colegas. Aos 17 anos, Júlio César era chamado para a equipa principal e, desde ai, não demorou a embarcar para novas aventuras. Mais concretamente para a liga italiana. Primeiro para o Chievo Verona, emblema no qual não durou mais de 7 meses pois assim que teve oportunidade o Inter levou-o para Milão. Seguiram-se 7 anos de sucesso no FC Internazionale. Conquistou 12 títulos pelo Inter, sendo que o ano de ouro no emblema de Milão remonta à época 2009/10, ano em que coleccionou os três títulos mais importantes da temporada: Liga dos Campeões, Serie A e Taça de Itália.

Antes de chegar a Portugal, Júlio César ainda conhece a realidade da Premier League, pelos  Queens Park Rangers, equipa atualmente do Championship [2.ªdivisão inglesa], onde relega, aos 32 anos, o guarda-redes recém-contratado, Robert Green, para o banco, e tem uma curta passagem pelos norte-americanos do FC Toronto, da liga principal da MLS. Chega ao Benfica em 2014 e assina por duas temporadas, tendo posteriormente renovado contrato até 2018. Sai com 83 jogos de águia ao peito. 

Mas não foi só pelos clubes que Júlio César brilhou. Pela seleção brasileira, onde se estreou pela primeira vez em 2002, venceu a Taça das Confederações por duas vezes, em 2009 e 2013, além da Copa América em 2004.

Júlio César foi ainda considerado o melhor guarda-redes para a UEFA em 2009/10, ano em que conquistou o triplete, e da Liga Portuguesa em 2014/15.