Eutanásia será legal no Estado australiano de Vitória a partir de 2019

O parlamento aprovou a lei depois de mais de 100 horas de debate

A morte medicamente assistida, vulgo eutanásia, passará a ser legal em Vitória a partir de 2019, depois de uma lei histórica ter sido aprovada pelo parlamento. 

O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa, a câmara baixa do parlamento, depois de mais de 100 horas de debate, incluindo sessões pela noite adentro. A câmara alta, o conselho Legislativo Vitoriano, aprovou a legislação na semana passada, com 22 votos a favor e 18 contra. 

Esta lei fará com que Vitória seja o primeiro Estado na jurisdição australiana a legalizar a morte medicamente assistida, uma vez que o parlamento federal australiano derrubou a lei dos Direitos Terminais III em 1997. Esse ano é um marco histórico por, pela primeira vez, um parlamento ter conduzido um extenso processo para introduzir a morte medicamente assistida. 

"É muito claro que a maioria dos vitorianos está contente por o parlamento ter avançado com este trabalho", disse a deputada Fiona Patten ao "The Guardian Australia". "Nunca acreditei que teria o privilégio de, como membro do parlamento, iniciar e aprovar leis como esta. É bastante surpreendente que tenha havido momentos ao longo deste debate em que acreditei que isto [a lei] não passaria", confessou. 

Por sua vez, o líder do governo do Estado australiano de Vitória, Daniel Andrews, afimour estar orgulho por esta medida. "Hoje estou orgulhoso por se ter colocado a compaixão no centro do nosso processo parlamentar e político", disse. "Essa é a política no seu melhor e Vitória a fazer o que faz melhor: liderar a nossa nação", complementou.