Xavier Viegas vai divulgar dados do relatório de Pedrógão Grande

Investigador não adiantou como irá fazer a divulgação dos dados

Xavier Viegas vai revelar dados do relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande. O investigador argumentou que o parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados vincula o documento, mas não a investigação.

"Nós entendemos que este parecer relativo ao relatório que entregámos ao MAI [Ministério da Administração Interna], vincula o MAI e, de certo modo, restringe o MAI à publicação do relatório com aquele capítulo [o que não foi tornado público], com ou sem nomes [de mortos e outras pessoas envolvidas]. Mas, de modo algum, nos pode cercear na nossa liberdade de dar a conhecer os dados da nossa investigação, porque, como investigadores, temos a liberdade, não só de investigar, como a liberdade, e até obrigação, de dar a conhecer os dados da nossa investigação", referiu à Lusa.

O investigador alegou não ter conhecimento de nenhum caso que restringisse a publicação da sua investigação. No entanto, não adiantou como irá fazer a divulgação dos dados, lembrando que irá incluir “tudo aquilo que for relevante dar a conhecer às pessoa e que lhes interessar” acerca do seu trabalho.