Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro português foi eleito à segunda volta e depois das desistências de Dana Reizniece-Ozola, candidata da Letónia, e do eslovaco Peter Kazimir.

Mário Centeno foi eleito, esta tarde, presidente do Eurogrupo à segunda volta.

O ministro português afirmou que “é uma honra ser o novo presidente do Eurogrupo. É uma honra pela relevância do grupo, pela qualidade dos meus colegas e pela importância do trabalho que temos de desenvolver nos próximos anos”.

Centeno disse ainda que será “apenas presidente do Eurogrupo”, porque “a função principal caberá a todos os estados-membros”.

O ministro português foi eleito à segunda volta e depois das desistências de Dana Reizniece-Ozola, candidata da Letónia, e do eslovaco Peter Kazimir.

O PS foi o primeiro partido a reagir a esta eleição. João Galamba defendeu que “é bom que seja um socialista e é bom que seja Mário Centeno”. Para o deputado socialista, é mais um “reconhecimento” de que a política deste governo “é válida”.

 A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues felicitou o ministro das Finanças, nas redes sociais, e considerou que “temos um Presidente para um euro que refaça a unidade e a prosperidade europeia”.

O ex-líder do CDS Ribeiro e Castro também considerou tratar-se de “uma boa notícia”. Para o ex-deputado, a eleição de Centeno representa “a consagração de um bom trabalho” e “a responsabilidade de fazer melhor”.

O socialista João Soares considera que o ministro português “merece” este cargo. “Mário Centeno merece. O nosso governo também. Sobretudo, Portugal, e os portugueses, merecem a vitória de Mário Centeno”.