Estes são os presentes que os portugueses esperam receber mais no Natal

Estudo feito pela Deloitte

Todos temos presentes preferidos, mas temos também uma lista daquilo que mais gostamos de oferecer. De acordo com um estudo feito pela Deloitte, 55% dos portugueses tencionam oferecer livros este Natal, 54% vai ofertar chocolates e 49% roupa ou calçado.

Entre os presentes que os portugueses estão à espera de receber na época natalícia, os artigos também não variam muito: a roupa/calçado vem no topo da lista do sexo masculino (51%) e os chocolates no primeiro lugar da lista do sexo feminino (68%).

Na faixa entre os 18 e os 34 anos de idade, os consumidores consideram mais provável receberem dinheiro (65%), chocolates (62%) e roupa/calçado (59%). Entre os consumidores com idades entre os 35 e os 54 anos, os chocolates surgem no primeiro lugar (58%), roupa/calçado no segundo (53%) e cosméticos/perfumes no terceiro (52%). No grupo das pessoas com mais de 55 anos, o primeiro lugar dos presentes que consideram mais provável receber vai para os livros (62%), o segundo para os chocolates (52%) e o terceiro para roupa/calçado (48%).

Segundo o mesmo estudo, 50% dos consumidores irá realizar as compras de Natal entre os dias 1 e 24 de dezembro. Quando optam por lojas físicas, os centros comerciais são os espaços de eleição.

 “Existe um alinhamento entre os presentes que os portugueses consideram mais provável receber e as suas intenções de compra. Entre os países inquiridos, os consumidores portugueses são os que tendem a fazer as compras mais tarde, com cerca de metade a prever fazer as compras durante o mês de dezembro. Por outro lado e ao contrário da maioria dos países europeus, os portugueses preferem fazer as compras em centros comerciais”, explica Pedro Miguel Silva, Associate Partner de consultoria da Deloitte.