Psiquiatras pedem “avaliação urgente” a saúde mental de Trump

Pedido foi publicado no jornal americano The New York Times. 

Numa carta enviada ao The New York Times, a médica e professora Bandy X.Lee, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, refere que a volatilidade da saúde de Donald Trump é algo que preocupa vários médicos um pouco por todo o mundo.

Um livro publicado em outubro deste ano, “The Dangerous Case of Donald Trump: 27 Psychiatrists and Mental Health Experts Assess a President”, terá aberto vários questões. Cerca de três dezenas de médicos avaliam clinicamente o livro sobre um dos homens mais poderosos do mundo.

Na sequência do livro, vários especialistas violam as normas da Associação Americana de Psiquiatria, sendo que esta proíbe a publicação de avaliações médicas de personalidades públicas que nunca terão tratado. No entanto, a médica e professora vau mais longe, ao enviar uma carta ao jornal americano.

Numa carta publicada pelo mesmo jornal, a psiquiatra pede uma "avaliação urgente" à saúde mental de Trump: "Estamos neste momento a testemunhar mais do que o seu habitual estado de instabilidade psicológica – na verdade, um padrão de descompensação: a crescente perda de contacto com a realidade, sinais de volatilidade e comportamento imprevisível, e uma atração pela violência como um meio necessário", começa por referir a especialista.

"Estas características deixam o nosso país e o mundo num extremo risco de perigo", continua.

A médica garante ainda que há "milhares de profissionais de saúde mental" muito preocupados com a saúde do Presidente dos EUA.

"Por norma, recorremos a um processo rotineiro para tratar pessoas perigosas: contenção, impedimento do acesso a armas e avaliação urgente. Estamos impossibilitados de o fazer devido ao estatuto de Presidente do senhor Trump. Mas o poder da Presidência e o tipo de arsenal a que ele tem acesso deveria aumentar o nível de alarme, não diminuí-lo", escreve ainda a psiquiatra, concluindo com um apelo a toda a população norte-americana.