Ordem dos Solicitadores. Tribunal suspende eleições agendadas para esta terça-feira

Armando Branco, candidato pediu a suspensão de desconvocação das eleições ao Tribunal

Armando Branco, candidato pela Lista B a Bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE), pediu ao Tribunal, no dia 28 de novembro, a suspensão das eleições e a desconvocação do ato eleitoral que se iria realizar esta terça-feira. 

O Tribunal acordou em suspender as eleições devido a terem sido detetados erros nos boletins de voto que “não asseguram o princípio do voto secreto”, refere o comunicado a que o SOL teve acesso.

Segundo o mesmo documento, a Comissão Eleitoral da OSAE foi informada dos erros e ainda solicitada para que os erros fossem corrigidos, no entanto, a “entidade entendeu que não haveria motivo para rever o método de voto por correspondência, alterando-o por outro que garanta a total confidencialidade”, tendo considerado também não haver “necessidade de corrigir o erro relativo à letra nos boletins de voto, considerando que bastaria o envio de um e-mail aos eleitores”.

Por estas razões o candidato achou por bem solicitar o anulamento das eleições ao tribunal de forma a “salvaguardar o livre exercício de voto”.