Alerta Infarmed. Retirados vários lotes de lentes de contacto do mercado

Em causa está um erro de fabrico  

A Johnson & Johnson Vision Care Inc. está a recolher, voluntariamente, diversos lotes das lentes de contacto “Acuvue Advance”, “Acuvue Oasys” e “1- day Acuvue Moist para Astigmatism”, por ter ocorrido um erro de fabrico.

"Esta recolha resulta da deteção de um pelo de escova entre o recipiente que contém a lente, o blister, e o papel de alumínio. Este pelo provém de uma escova de limpeza usada periodicamente no processo de fabrico, tendo o fabricante adotado medidas para prevenir que esta situação volte a ocorrer", refere a Autoridade Nacional do Medicamento – Infarmed -, garantindo ainda que “não houve, até à data, notificações de reações adversas devidas a este problema”.

Os lotes afetados são: L002FNL, L002V94, B00DHLP, L002NCS, L002QH9, B00LF41 e F00LF41, e estes números  constam no recipiente das lentes de contacto, assim como na área de código de barras das caixas.

"Perante o acima exposto, e caso possua lentes de contactos incluídas nos lotes afetados, deve parar de usar as lentes pertencentes a estes lotes e contactar o médico imediatamente no caso de apresentar irritação, dor, vermelhidão ou alterações na visão após retirar as lentes", alerta o Infarmed.