EDP University Challenge. Baixo Sabor rima com vida, profissão e Vhils

Já são conhecidos os três grupos vencedores do concurso deste ano, lançado pelo grupo EDP, que tinha como objetivo o desenvolvimento económico e sustentável da região

A 11.a edição do prémio EDP University Challenge apelou à comunidade académica de todo o país para se juntar à EDP no desafio de desenvolver planos de comunicação assentes no desenvolvimento económico e sustentável da região do Baixo Sabor. O desafio foi aceite por mais de 700 alunos, de 52 universidades, que responderam com propostas de projetos que tinham por objetivo o desenvolvimento económico e sustentável da região, com foco na biodiversidade – fauna, flora e habitats.

Dos 196 trabalhos recebidos no âmbito da edição do presente ano do EDP University Challenge, e após uma eleição dos últimos 15 semifinalistas, foram conhecidos, no passado dia 28 de novembro, os três finalistas e o vencedor do concurso. No pódio, destaque para dois temas/projetos de equipas oriundas da Escola Superior de Comunicação Social, além de um grupo em representação do ISCTE-IUL. 

TOP-3 Com o projeto designado COHABIT, subiu ao lugar mais alto do pódio uma equipa composta por cinco elementos, os estudantes Inês Carvalho Correia, Susana Santos Silva, Sofia Raquel Gomes Rocha, Bernardo Vaz Mateus Matias e Beatriz Ribeiro Dias, da já mencionada Escola Superior de Comunicação Social. 

O tema apresentado, no qual foi defendida a criação de um espaço sustentável e ecológico para permitir intercâmbios de pessoas de diferentes faixas etárias e nacionalidades com vista à dinamização de atividades relacionadas com o ambiente, tinha assim como principais objetivos requalificar e valorizar uma área geográfica com potencial nas mais diversas vertentes e promover uma relação mais ativa e aberta com a população local, permitindo que esta participe e partilhe os seus conhecimentos. 

Sob a orientação do prof. João Pedro Gomes de Abreu, o 1.o lugar foi premiado com uma quantia monetária no total de 6500 euros (1500 euros à ordem do docente responsável pela equipa classificada em primeiro lugar e a restante fatia, de 5 mil euros, destinada então à equipa vencedora, neste caso, aos cinco elementos da equipa do projeto COHABIT).
Por sua vez, À Descoberta do Sabor, como o próprio desafio pedia a todos os elementos participantes, terminou a sua participação no segundo lugar. O Projeto “À Descoberta do Sabor” tem como principal objetivo atuar sobre aquele que é o problema que mais limita a evolução e o desenvolvimento da região do Baixo Sabor, a desertificação regional, surgindo este problema da limitação de oportunidades para que a população se fixe e possa ter uma carreira profissional promissora, capaz de conferir um estilo de vida que vá de encontro às suas necessidades e objetivos. 
Delfim Chaves Vieira, Micaela dos Santos Oliveira, José Manuel Caetano, Catarina Correia Viegas, Joana Catarina Amaral Silva, do ISCTE-IUL foram os estudantes premiados com o segundo lugar deste ano do EDP University Challenge, com um prémio final total de 4.000 euros (3.000 euros para o grupo classificado em 2.º lugar, e os restantes 1.000 euros para o professor responsável por esta equipa, neste caso para o Prof. Joaquim Vicente Rodrigues ). 
No último lugar do pódio ficou mais um grupo da Escola Superior de Comunicação Social.

Aliar a arte urbana de um conceituado artista português à natureza da Barragem do Baixo Sabor foi o ingrediente secreto que levou Patrícia Neves Carreira, Inês Rodrigues Veiga, Tânia Sofia Amaral Bicho, Inês Moreira Castelo e Hélio Filipe do Freixo, com orientação da prof.a Ana Luísa Rasquilho Raposo, ao 3.o lugar deste concurso internacional. 

Tornar a Barragem do Baixo Sabor uma obra de arte do artista Vhils foi o tema apresentado sob o nome “Vestígio”. A barragem teria então como propósito servir como uma tela gigante na qual Vhils, conhecido pelos rostos que pinta pelos prédios das cidades, contará a história da natureza e do homem, entre as pessoas da terra e a Barragem do Baixo Sabor, esculpindo na paisagem uma marca que ficará na história da região: um “Vestígio”. Este projeto estará incorporado na própria paisagem do Baixo Sabor, fundindo os dois elementos.

O último grupo a ser premiado na edição de 2017 do EDP University Challenge arrecadou então um total de 2750 euros, entre docente e a equipa vencedora, 750 e 2 mil euros, respetivamente. 

Uma década de University Challenge O Prémio EDP University Challenge foi lançado em 2007. Em oito anos, centenas de alunos participaram no projeto mostrando o seu valor e capacidade de trabalho, e mais de duas centenas de faculdades já apostaram na iniciativa. O University Challenge é um concurso internacional para estudantes universitários que abrange já Portugal, Espanha, Brasil e Polónia. Visa aproximar a EDP do conhecimento e talento existentes no mundo académico e contribuir para a formação das novas gerações, dando-lhes oportunidade de conhecerem melhor a lógica e as estratégias empresariais.