Marta Temido deixa ACSS no final do mês

Especialista em administração hospitalar vai ser subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa 

A presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, o organismo do Ministério da Saúde que gere o financiamento e programação da atividade dos hospitais e centros de saúde do SNS, vai abandonar as funções no final do mês.

De acordo com o "Público", Marta Temido, que iniciou funções há dois anos, vai ser subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa. Terá pedido para abandonar o cargo no final do mandato, algo que a dirigente não quis comentar à agência lusa. O mandato terminou em setembro. O i sabe que se trata de uma saída amigável e concertada, tendo Marta Temido sido convidada para o IHMT.

A especialista em administração hospitalar doutorou-se em 2014 nesta instituição com uma tese sobre a "exequibilidade de uma revisão da combinação de papéis profissionais entre médicos e enfermeiros em Portugal".

Antes de assumir as rédeas da ACSS, Marta Temido pertenceu ao Conselho de Administração do Hospital  Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, e foi presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Em entrevista ao SOL em maio de 2016, quatro meses após iniciar funções na ACSS, Marta Temido lamentou a crescente centralização de decisões e perda de autonomia durante os anos da troika, ideia que os administradores hospitalares têm continuado a criticar. A responsável traçava um balanço positivo da atuação estratégica do governo na área da saúde. "Acho que nunca aconteceu tanta coisa em tão pouco tempo."