Liga dos Campeões. Barcelona mais forte, Sporting cai para a Liga Europa

Os blaugrana impuseram-se na segunda parte e venceram os leões por 2-0. Em Atenas, a Juventus bateu o Olympiacos pelo mesmo resultado, pelo que nem a vitória leonina no Camp Nou faria diferença

As esperanças do Sporting em seguir em frente na Liga dos Campeões caíram por terra na segunda parte do encontro com o Barcelona. Se ao intervalo o 0-0 se ajustava, face à escassa produção das duas equipas, no segundo tempo os blaugrana elevaram a qualidade de jogo e chegaram ao 2-0 final, com golos de Paco Alcácer (59 minutos) e Mathieu, que marcou na própria baliza já nos descontos (90'+1').

De qualquer forma, os leões acabariam por não conseguir o apuramento mesmo que vencessem no Camp Nou, pois a Juventus foi ganhar ao terreno do Olympiacos, também por 2-0. Deste modo, o Sporting termina em terceiro neste grupo D e segue para a Liga Europa. 

Para este encontro, Jorge Jesus escalonou um onze surpreendente, com Gelson Martins e Bas Dost a começar no banco, substituídos por Ristovski – lateral que jogou no lugar do extremo português – e Alan Ruiz. Também Fábio Coentrão ficou de fora dos titulares: para o seu lugar foi chamado Bruno César. Os três jogadores acabariam por ser lançados na segunda parte: Gelson e Bas Dost entraram ao intervalo, Coentrão aos 64'.

No Barcelona, como era esperado, Ernesto Valverde também deixou a grande estrela de fora dos titulares: Messi já havia começado o jogo em Turim, frente à Juventus, no banco e assim voltou a ser hoje. Entrou aos 61', ainda a tempo de fazer meia-hora extraordinária. Nélson Semedo e André Gomes atuaram de início, numa equipa também com várias segundas linhas.

 

Onze do BARCELONA

Cillessen; Nélson Semedo, Piqué, Vermaelen e Digne; Denis Suárez, André Gomes e Rakitic; Vidal, Luis Suárez e Paco Alcácer

Suplentes: Ter Stegen, Jordi Alba, Paulinho, Busquets, Deulofeu, Sergi Roberto e Messi

 

Onze do SPORTING: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Bruno César; William Carvalho e Battaglia; Ristovski, Bruno Fernandes e Acuña; Alan Ruiz.

Suplentes: Salin, André Pinto, Fábio Coentrão, João Palhinha, Gelson Martins, Podence e Bas Dost