Passa muito tempo em frente ao computador? Siga estas recomendações

Especialistas deixam algumas recomendações para compensar o tempo excessivo em frente ao computador 

Se passa muito tempo em frente a um ecrã, existem algumas recomendações que deve seguir para evitar alterações na visão. Fazer pausas a cada 20 minutos e regular o ar condicionado são algumas as medidas que deve adotar.

“Uma das medidas é seguir a regra dos 20-20-20, ou seja, parar a cada 20 minutos durante 20 segundos e olhar para uma distância de 20 pés, que é cerca de seis metros”, explicou Fernando Vaz, responsável pelo grupo de ergoftalmologia da sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), citado pela agência Lusa.

“Cada vez mais pessoas usam computadores, tablets ou smatphones e, por isso, estão cada vez mais expostas a um esforço de visão para perto, que exige mais atenção, com o olho mais aberto e que pestaneja menos, ficando por isso mais seco”, acrescenta Fernando Vaz.

Apesar de o uso de computadores ou tablets não provocar “lesões irreversíveis” provoca “lesões pontuais” que originam queixas e que podem ser compensadas com alguns comportamentos.

Segundo Fernando Vaz, nas pausas a cada 20 minutos, deve lubrificar-se os olhos e regular o ar condicionado para manter alguma humidade, facilitando a recuperação das lesões provocadas pela exposição excessiva.

“Fazer pausas não é para sair do sítio. Basta desviar o olhar, olhando para longe, pois vamos relaxar o olho e, ao pestanejar mais, também lubrificamos mais”, explica o especialista.