Papa preocupado com questão de Jerusalém

Francisco lembra que a cidade é “sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos”

Papa preocupado com questão de Jerusalém

Donald Trump prepara-se para reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, mudando a localização da embaixada dos EUA em Telavive.

O Papa Francisco já reagiu, tendo apelado ao respeito do estatuto da cidade e manifestando preocupação com as consequências da relocalização da embaixada para Jerusalém.

"Não posso calar a minha profunda preocupação perante a situação que se criou nos últimos dias", afirmou Francisco. "Peço que todos se comprometam a respeitar o estatuto da cidade, em conformidade com as resoluções da ONU", acrescentou.

O Papa sublinhou também que a cidade tem “uma vocação especial para a Paz” e que é “sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, que ali veneram locais sagrados para as suas respetivas religiões”.

"Peço a Deus que esta identidade seja preservada e reforçada, em benefício da Terra Santa, do Médio Oriente e de todo o mundo, e que prevaleçam sabedoria e prudência, para evitar acrescentar novos elementos de tensão num panorama mundial já convulsivo e marcado por tantos conflitos cruéis", apelou Francisco.

As declarações do Papa foram feitas durante a audiência semanal no Vaticano, na quarta-feira, perante milhares de pessoas.

A confirmar-se a mudança da embaixada, os EUA serão o único país a reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital de Israel.