Dona de lar de idosos absolvida de maus tratos

Mulher negou os maus tratos de que estava a ser acusada

A dona de um lar de idosos, em Lisboa, que tinha sido acusada pelo Ministério Público de maus tratos a 10 idosos foi absolvida esta quinta-feira.

Segundo a TVI24, nas alegações finais, que decorreram em setembro, a procuradora defendeu a condenação da mulher sem quantificar a pena.

Na primeira sessão do julgamento, que começou em 2016, a dona do lar negou os maus tratos de que estava a ser acusada, referindo que o processo começou devido a questões de dinheiro por parte de uma funcionária.

O Ministério Público (MP), no despacho a que a Lusa teve acesso, referiu que a mulher “tomou decisões em prejuízo dos utentes, com vista a gastar pouco dinheiro” no lar. O mesmo documento relata que os idosos viviam com “insuficiência de cuidados assitenciais de enfermagem e de vigilância”, encontrando-se num estado de subnutrição, além de que a propietária do lar ordenava às funcionárias que dessem banho aos idosos com “vinagre, detergente da loiça ou lixívia”.

A acusação acrescentou ainda que as camas não tinham grades para impedir que os idosos caissem durante a noite e que entre as 18h e 8h da manhã o lar tinha apenas uma funcionária para dar banho, jantar e prestar os cuidados necessários aos idosos.