Austrália. Parlamento aprova casamento gay

Votação histórica na Câmara dos Representantes foi ao encontro da vontade expressada pelos australianos no referendo não vinculativo do passado novembro

Oito dias depois de o Senado ter dado luz verde a uma proposta de lei destinada a legalizar o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, e três semanas volvidas da aprovação, por 61,1%, dos 12,7 milhões de australianos – 79,5% dos eleitores – que participaram num referendo não vinculativo sobre a matéria, coube à Câmara dos Representantes dar o seu aval e estender o tapete para um passo verdadeiramente histórico em matéria de igualdade de direitos na Austrália. 

O casamento gay foi aprovado esta quinta-feira com apenas quatro votos contra, num total de 150 deputados, e foi efusivamente celebrado no parlamento e um pouco por todo o país. “Que dia fantástico para o amor, a igualdade e o respeito”, reagiu o primeiro-ministro Malcolm Turnbull, citado pela BBC.

A aprovação encerra um longo e intenso debate nacional, que nos últimos anos testemunhou pelo menos 20 tentativas de alteração da legislação sobre o casamento, datada de 1961. A entrada em vigor das mudanças legislativas aprovadas na câmara baixa do parlamento australiano só depende agora da assinatura do governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove, um trâmite processual que deverá acontecer nos próximos dias.

Com a legitimação legislativa desta quinta-feira, a Austrália tornar-se-á no 25º país do globo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.