Rodrigo Leão. 25 anos de carreira para ver e ouvir

2018 será o ano da comemoração dos 25 anos de carreira do compositor, entre concertos, novos álbuns, reedições e uma exposição.

Em palco, o ano começa com o espetáculo com o cantor Scott Matthew. "Life is Long", o álbum conjunto, será revisitado a 22 de Março no Centro Cultural de Belém e a 24 na Casa da Música.

Ainda em Março, é editado "O Aniversário", duplo álbum retrospectivo com as principais colaborações e os instrumentais mais importantes. O título servirá também de pretexto para um espetáculo com formação alargada a dez músicos e duas cantoras.

A comemoração dos 25 anos continua com a versão revista e actualizada do concerto Os Portugueses, acompanhando o relançamento de uma das suas bandas-sonoras: "Portugal, um Retrato Social", a série televisiva realizada em 2007 por Joana Pontes e António Barreto. Para 15 de Junho, está marcado um concerto único deste álbum no Casino Estoril. 

Rodrigo Leão propõe ainda um novo concerto: Instrumental – O Ensaio, com uma forte componente de projecções vídeo e centrado em composições instrumentais. A estreia está marcada para 27 de Abril no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e 28 no Theatro Circo de Braga. 

A par de material instrumental já conhecido, Rodrigo apresentará em primeira mão algumas das novas composições em que tem trabalhado, ainda em versões integralmente instrumentais. Este concerto será em simultâneo uma apresentação, uma rodagem e um ensaio de peças que farão parte de um novo disco, esperado até ao final do ano. 

"O Aniversário" será festejado a 8 de Novembro no Coliseu do Porto; a 9 e a 10 no Coliseu dos Recreios. Já inaugurada e patente até 6 de Janeiro está uma exposição no Espaço Atmosfera M (Amoreiras, Lisboa) com excertos de documentários, vídeos e imagens projectadas nos concertos.