Sociedade

Tempestade ‘Ana’ chega este domingo a Portugal

Portugal, Espanha e França reuniram-se para chegar a um novo método para designar tempestades.

Desde o dia 1 de dezembro que este método está em vigor nos três países. Ana é o primeiro nome a ser atribuído a uma tempestade que vai começar a manifestar-se já a partir deste domingo com ventos fortes a norte da Península Ibérica e ainda nas Ilhas Baleares, em Espanha.

O novo método resulta de um acordo entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e os respetivos institutos de Espanha (Aemet) e França (Méteo-France).

O IPMA já tinha alertado, na quinta-feira, um ligeiro agravamento do tempo dando origem a um alerta devido a precipitação forte, neve, vento e agitação marítima.

De acordo com o comunicado, está previsto para os próximos dias “chuva forte e persistente nas regiões Norte e Centro” no domingo e segunda-feira, assim como queda de neve “nos pontos altos da Serra da Estrela” já na próxima segunda-feira.

Além da chuva forte e neve, o IPMA alerta também para o vento forte que se vai fazer sentir “a partir da tarde de domingo e durante segunda-feira, com rajadas que podem chegar aos 90km/h”, no Centro e Norte do país.