Liga dos Bombeiros dá 45 dias ao governo para respostas a reformas

Decisão foi tomada hoje em reunião do Conselho Nacional da Liga

A Liga Nacional de Bombeiros reuniu-se hoje em Conselho Nacional. No encontro, foram aprovadas propostas de reforma para serem apresentadas ao Governo, bem como um prazo de 45 dias – data do novo Conselho Nacional da Liga -, para obter respostas sobre a reforma.

À Lusa, o presidente da Liga Nacional de Bombeiros, Jaime Marta Soares, disse que “têm de ser feitas” alterações, evitando-se assim “atitudes muito duras” dos bombeiros.

Dentro de 45 dias a Liga avalia novamente o processo. Sobre o prazo, Jaime Marta Soares reiterou não ser uma forma de “pressão” ou “ameaça”. Em causa está, sim, o facto de os bombeiros quererem “ser respeitados”.

Entre as propostas da Liga, avançadas à Lusa, contam-se uma direção nacional dos bombeiros independente, com orçamento próprio, um comando autónomo dos bombeiros, a criação de zonas operacionais e respetivos comandos operacionais, a instalação de mais 250 equipas especiais de primeira intervenção, a mudança do regulamento das equipas e salários ou a criação de comissões distritais de reequipamentos.

"Esperamos que dentro de 45 dias o Conselho seja para dar boas notícias. Mas podemos tomar atitudes muito duras, que não serão por falta de vontade dos bombeiros portugueses de apresentar propostas credíveis", afirmou.  "Uma situação de rotura só pode ser assacada ao Governo”.

Jaime Marta Soares deixou ainda a garantia de que a Liga vai de imediato pedir uma reunião com o governo.