Real persegue Barça no Mundial de Clubes

Os merengues entram em campo esta quarta-feira para disputar a meia-final da prova. Vão medir forças com o vencedor do encontro entre o Al Jazira e os Urawa Reds.

O Mundial de Clubes já arrancou. Mas será apenas na quarta-feira que os Emirados Árabes Unidos recebem o jogo que acaba por dar relevo à prova que reúne os campeões continentais, além do representante do país anfitrião (neste caso o Al Jazira, vencedor do campeonato). O Real Madrid, campeão europeu, entra diretamente para disputar a meia-final da prova da qual é atualmente o campeão em título. No último ano, no Japão, os merengues bateram na final os japoneses do Kashima Antlers, por 4-2, após prolongamento, e o protagonista foi… o internacional português, Cristiano Ronaldo. Com um hat-trick o capitão das Quinas, que conquistou esta quinta-feira a quinta bola de ouro, garantiu o segundo troféu dos blancos na prova. A primeira vitória do Real Madrid havia sido carimbada em 2014, ano em que o Campeonato do Mundo de Clubes se disputou em Marrocos. À data, os merengues bateram na final os argentinos do San Lorenzo por duas bolas a zero.

Por ora, é altura do Real Madrid esperar para conhecer, ainda este sábado, o seu oponente, que sairá do encontro entre o Al Jazira – equipa da casa que se apurou para os quartos de final da prova após derrotar no jogo inaugural os neozelandeses do Auckland City, equipa em representação da Oceânia e a atual recordista de participações da prova da FIFA (9) -, e os japoneses do Urawa Reds.

A par do Real, também os brasileiros do Grémio estão com lugar reservado na meia-final, sendo que a final que se antecipa é mesmo entre estas duas equipas. Caso os atuais campeões da liga espanhola cumpram as expectativas e alcancem o terceiro título, o Real Madrid passará a deter o mesmo número de troféus que o Barcelona (3), que continua a ser o clube mais premiado depois de vencer em 2009, 2011 e 2015.

Os vencedores

Os blaugranas seguem na frente deste ranking de maior número de conquistas da prova que aconteceu pela primeira vez em 2000 e vai atualmente na 14.ª edição. Contudo, no que diz respeito aos vencedores, é de salientar a forte presença de equipas brasileiras. Aliás, nos três primeiros anos deste formato não houve quem as travasse. Primeiro o Corinthians, em 2000, cinco anos depois quando a prova regressou foi a vez do S. Paulo e, em 2006, o Internacional. À exceção do interregno entre a primeira e a segunda edição da prova, o Mundial de Clubes passou a conhecer a luz do dia anualmente, mas seriam precisos seis anos, desde a conquista do Internacional, para uma equipa carioca voltar a dominar. A missão acabou por ser cumprida em 2012 pelo primeiro campeão de sempre da prova, o Corinthians, que consegue, dessa forma, acompanhar o Real Madrid no segundo lugar do ranking. Dois títulos para ambos.
Os italianos do AC Milan, vencedores em 2007, e do Inter de Milão, campeões em 2010, os ingleses do Manchester United, vencedores em 2008, e os alemães do Bayern de Munique, campeões em 2013, fecham a lista com um título cada.