“Óscares”são reconhecimento do trabalho

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) diz que a eleição de Portugal como “Melhor Destino do Mundo” é o reconhecimento do empenho e profissionalismo de milhares de pessoas que trabalham no setor do turismo.

Este "é o reconhecimento inequívoco do empenho e do profissionalismo de milhares de pessoas que trabalham há anos na área do Turismo em Portugal e também da hospitalidade que caracteriza o nosso povo e que nos permite receber tão bem quem nos visita", afirma Francisco Calheiros em comunicado.

Portugal foi eleito domingo o “Melhor Destino do Mundo” na cerimónia dos World Travel Awards (WTA) que teve lugar no Vietname. Portugal venceu ainda outras cinco categorias dos prémios que são conhecidos como os “Óscares do Turismo” e que vão na 24.ª edição.

 Lisboa ganhou, pela primeira vez, o prémio de “Melhor Destino para City Break do Mundo”, enquanto a Madeira, pela terceira vez consecutiva, foi considerada o “Melhor Destino Insular do Mundo”. Os Parques de Sintra-Monte da Lua receberam a distinção de “Melhor Exemplo de Recuperação de Património”.

Na cerimónia que decorreu no W Marriott Phu Quoc de Emerald Bay Portugal foi ainda galardoado com os prémios para as “Melhores Campanhas de Promoção Turística” e o Turismo de Portugal como a “Melhor Organização de Turismo do Mundo”.

Para o presidente da CTP, as pessoas "são o ativo mais importante do setor e o fator decisivo para o excelente momento que o Turismo atravessa, porque a experiência e a autenticidade de um destino dependem diretamente da interação do visitante com as pessoas que o recebem".

Criados em 1993, os WTA reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo.

A seleção dos nomeados é realizada à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países. Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.