Cultura

Vai abrir a primeira pós-graduação em gestão de indústrias musicais

Vai ser lecionada na Coimbra Business School

Apesar de já existir uma grande diversidade de cursos em Portugal, em janeiro de 2018 vai abrir uma nova área de estudo: construída em parceria com a Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI), a Coimbra Business School vai receber a primeira pós-graduação em Gestão nas Indústrias Musicais.

De acordo com o comunicado deste estabelecimento de ensino, esta pós-graduação terá como docentes professores de gestão, músicos, managers, produtores, marketeers, juristas, contabilistas e promotores.

“Esta formação destina-se tanto a artistas como a empresários que queiram desenvolver um negócio ligado à música, ou a qualquer profissional que pretenda construir carreira nesta área”, refere o mesmo documento.

“Há uma enorme falta de profissionais qualificados em Portugal para a quantidade de projetos musicais que existem. O crescimento da produção musical nacional não está a ser acompanhado por um desenvolvimento do mercado profissional suficientemente rápido que dê resposta ao enorme surgimento de talento. Esta é uma necessidade identificada em todas as áreas das indústrias da música”, defende Ana Figueiredo, diretora-executiva da AMAEI e uma das coordenadoras do curso.