Antigo administrador do Facebook diz que redes sociais estão a ‘destruir’ sociedade

O ex-diretor executivo do Facebook, Chamath Palihapitiya, afirmou sentir-se “tremendamente culpado” por ter sido um dos responsáveis pela construção de uma ferramenta que agora está a “destruir a forma como a sociedade funciona”.

Palihapitiya saiu do cargo que ocupava no Facebook para criar a sua própria empresa, e disse agora acreditar que o "os ciclos de retro-alimentação a curto prazo, impulsionados pela dopamina que criamos, estão a destruir o funcionamento da sociedade". São desprovidos de qualquer "discurso civil", com "informações erradas e inverdades".

O discurso aconteceu à margem de uma palestra realizada no mês passado na Stanford Business School, e só agora foi revelado o seu conteúdo pelo site de tecnologia ‘The Verge’.

Palihapitiya pediu à audiência que descansasse das redes sociais. "Encorajo-vos, todos, a interiorizar a gravidade do problema", afirmou, adiantando que "se alimentarem a besta, ela irá destruir-vos".

"Vocês não se apercebem, mas os vossos comportamentos estão a ser programados", defendeu, garantindo que as redes sociais estão a "danificar as bases fundamentais de como as pessoas se comportam e se relacionam".