Há uma nova história de Harry Potter… Mas esta é escrita através de Inteligência Artificial

Chama-se ‘Harry Potter e o Retrato Daquilo que Parecia um Grande Monte de Cinza’

Fãs do Harry Potter, preparem-se: a saga do feiticeiro mais conhecido no mundo vai ter um novo capítulo. Mas será um livro diferente: ‘Harry Potter e o Retrato Daquilo que Parecia um Grande Monte de Cinza’ não foi escrito por J.K.Rowling, mas sim através de inteligência artificial.

O ‘autor’ da história é Botnik, uma comunidade de escritores, artistas e programadores que “colaboram com máquinas para criar coisas estranhas e novas”, lê-se no site. Este grupo decidiu colocar um algoritmo a estudar os sete livros da saga de Rowling, para que pudesse posteriormente escrever uma nova obra. O mentor do projeto é Jamie Brew, programador e antigo escritor do jornal humorístico The Onion.

O resultado final não foi o esperado: a história estava muito confusa. Mas os membros da Botnik aproveitaram o material criado pelo algoritmo e tornaram-no mais legível. De acordo com o site Verge, o estilo de escrita é semelhante ao da autora britânica, mas o enredo é completamente diferente dos livros anteriores: parece mais um sketch humorístico e non-sense do universo mágico de Harry Potter.

Em ‘Harry Potter e o Retrato Daquilo que Parecia um Grande Monte de Cinza’, Harry Potter e os seus melhores amigos, Ron Weasley e Hermione Granger, enfrentam Voldermort, mas, pelo meio, existem episódios estranhos: Harry Potter arrancou os olhos de Voldemort e logo no início da história Ron faz “uma espécie de sapateado desenfreado” e come a família de Hermione. Para ler, clique aqui.