Concentração em Lisboa contra decisão de Trump sobre Jerusalém

Os organizadores da concentração consideram que o “governo dos EUA cometeu mais uma agressão contra o povo palestiniano”

A decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel desencadeou ondas de protesto por todo o mundo – e Portugal parece não ser excepção à regra. Amanhã, 15 de dezembro, pelas 18 horas, decorrerá uma concentração contra a decisão de Trump no Rossio, em Lisboa.

"O governo dos EUA cometeu mais uma agressão contra o povo palestiniano. O presidente dos EUA, Donald Trump, numa atitude ilegal, reconheceu Jerusalém como capital de Israel", pode ler-se no comunicado enviado às redações pelos organizadores da manifestação. "O povo palestiniano saiu às ruas contra essa decisão, e Israel está a reprimir as manifestações populares, prendendo e matando as pessoas e bombardeando, mais uma vez, a faixa de Gaza", denunciam Manuel Afonso e Obai Radwan, os criados do evento no Facebook. 

Para Manuel Afonso e Obai Radwan, "o colonialismo israelita ocupou militarmente a Palestina. Jerusalém é a capital da Palestina e foi ocupada por tropas de Israel em junho de 1967".