Brexit. Líderes europeus aprovam passagem à segunda fase das negociações

Conselho Europeu deu luz verde ao acordo alcançado por May e Juncker na semana passada

Os chefes de governo dos 27 Estados-membros da União Europeia que não vão abandonar o bloco decidiram esta sexta-feira que as negociações com o Reino Unido sobre a saída podem passar para a segunda fase – a das futuras relações entre as duas entidades.

Reunido desde quinta em Bruxelas, o Conselho Europeu concluiu terem sido realizados progressos suficientes na primeira etapa das conversas entre o governo de Theresa May e a equipa de negociadores da UE, liderada por Michel Barnier. 

Naquela fase foram debatidas três principais questões – os direitos dos cidadãos comunitários a residir no Reino Unido e os dos britânicos domiciliados noutros Estados-membros da UE; a fatura a pagar por Londres para formalizar o divórcio; e a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda –, tendo sido alcançado um acordo entre May e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na madrugada de sexta-feira da semana passada.

A novidade foi avançada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, através de uma mensagem partilhada no Twitter.