Desporto

Espanha pode ser excluída do Mundial de 2018

A FIFA enviou um aviso à Federação espanhola de futebol por entender que o Governo interferiu na gestão ao propor a realização de novas eleições para aquela entidade.

A notícia é avançada pelo jornal espanhol El País, onde se pode ler que a FIFA terá enviado uma carta à Federação espanhola de futebol (RFEF) a informar que qualquer intervenção do Governo espanhol na gestão da Federação pode originar a sua suspensão enquanto membro da FIFA e, consequentemente, a expulsão das provas em que participa.

O alerta surge no seguimento de uma proposta avançada pelo Conselho Superior do Desporto, em maio, a propósito de novas eleições para a presidência da Federação espanhola. Esta decisão vem no seguimento da Operação Soule, que resultou na detenção de vários dirigentes por alegada participação em esquemas de corrupção.

A FIFA considera esta proposta como uma possível ingerência na Federação. Caso se confirme este cenário a FIFA será obrigada a expulsar a Espanha de todas as competições, incluindo o Mundial da Rússia.

Recorde-se que a seleção espanhola será adversária de Portugal na fase de grupos do Mundial de 2018.