Golfe. Recordista Nacional aposta em torneio e celebra carreira

António Sobrinho recebeus amigos, convidados e familiares no percurso Sul da Quinta do Lago, no Algarve, aos 46 anos, o 11 vezes campeão Nacional vai continuar com a prova. 

António Sobrinho criou um torneio com o seu nome, a Taça Sobrinho & Amigos, com o objetivo de celebrar todos os anos uma carreira de 25 anos que levou-o a ser o recordista de 11 vezes vencedor do Campeonato Nacional de profissionais.
 
«Aos 46 anos, achei que era a altura certa de reunir-me todos os anos com familiares e amigos que me ajudaram ao longo dos anos ou que simplesmente gostam de confraternizar comigo. Na realidade, esta é já a terceira vez que faço o torneio, mas é a primeira vez em que desejo comunicar publicamente a sua existência, porque decidi que é para continuar e cada vez melhor organizado», disse o português natural de Angola, que reside há muito no Algarve.
 
«O torneio será disputado todos os anos no dia 9 de dezembro porque foi nessa data, há exatamente 25 anos, que me tornei profissional e foi também nesse dia que comecei uma bela história de amor com minha mulher», acrescentou o jogador que continua a competir em bom nível e a integrar a seleção nacional da PGA de Portugal que vai defrontar a sua congénere da Federação Portuguesa de Golfe, na Taça Manuel Agrellos, nos dias 18 e 19 deste mês.
 
«Este ano consegui o apoio da Quinta do Lago e da Nike, através da NorGolfe, e chamei a promotora de eventos Paula Reis, da Hole in One, para ajudar-me na organização. Estou seguro de que para o ano a Taça Sobrinho & Amigos será melhor», concluiu o antigo membro do Asian Tour e do Challenge Tour, que ultimamente tem competido no Portugal Pro Golf Tour.
 
Este ano o torneio realizou-se no percurso Sul da Quinta do Lago, onde deverá manter-se pela razão sentimental de ter sido ali que “Sobras” nasceu para o golfe.
 
A participação foi elevada, com 84 jogadores vindos de Angola, Inglaterra e de várias regiões de Portugal, atestando a popularidade de António Sobrinho.
 
O vencedor foi Jorge Prata com 41 pontos stableford (18 nos primeiros 9 buracos e 23 nos segundos 9), exatamente o mesmo resultado do francês residente no Algarve, Thomas Gaston (20+21), tendo sido necessário recorrer ao sistema de desempate.
 
São dois jogadores com fortes ligações ao homenageado, como o próprio explicou: «O Jorge é meu irmão, do mesmo pai e de mãe diferente. Começou a jogar golfe ao mesmo tempo do que eu, com 8 ou 9 anos. O Thomas é meu aluno há menos de um ano, tem apenas 16 anos e este foi o primeiro torneio que jogou».
 
Houve ainda dois prémios para a bola mais perto da bandeira, arrebatados por Odilia Parry e Tomás Belo.
 
António Sobrinho lamentou que o seu torneio se desenrole em simultâneo com um dos três dias de prova do Grande Troféu de Vilamoura, «um torneio histórico e de prestígio em Portugal», mas o dia 9 de dezembro tem «um enorme significado» para ele, pelo que «a data irá manter-se».