Venham mais quatro

A Newsplex completa hoje o seu segundo ano de existência enquanto empresa proprietária e editora dos jornais SOL e i.

O SOL completou 11 anos em 16 de setembro passado, o i celebrará o seu 9.º aniversário no dia 7 de Maio de 2018. 
Está assim cumprido o compromisso, público, que pessoalmente assumi com todos os trabalhadores que confiaram na possibilidade de sucesso deste projeto jornalístico (e nas reuniões com o Sindicato dos Jornalistas em dezembro de 2015 e com a Autoridade para as Condições de Trabalho em Janeiro de 2016), na sequência do encerramento da atividade das sociedades anteriormente detentoras dos dois títulos.
Estão, por isso, de parabéns todos os que dedicada e empenhadamente acreditaram e muito contribuíram para o sucesso desta árdua empreitada.

Em 2017, o SOL e o i reforçaram as suas marcas distintivas pela capacidade que demonstraram em produzir informação própria, nova, credível, diferenciada da dos outros meios e, sobretudo, independente.
Mantiveram-se também como marcas de referência além fronteiras, nomeadamente em países de língua portuguesa onde no passado desenvolveram laços de cooperação que ainda hoje continuam sem paralelo – como Angola, Cabo Verde e Moçambique.

No ano que finda, o SOL logrou mesmo ser o único jornal português a crescer em vendas em banca comparativamente com o ano anterior – apesar da Marktest, num serviço pago (e talvez por pagarmos pouco), lhe retirar audiência.
Não obstante todos estes e outros vícios do mercado, do ponto de vista financeiro, a confiança dos nossos leitores-compradores, dos nossos parceiros fornecedores, e dos nossos parceiros anunciantes, em número e investimento crescentes, traduziram-se numa recuperação das contas que, permitindo honrar todos os compromissos – com trabalhadores, com o Estado e com fornecedores –, colocam-nos no limiar da sustentabilidade.
Há um ano, dei a esta crónica o título da canção Venham mais cinco, de Zeca Afonso, cuja letra reproduzi. Uma letra inconformada, de liberdade, incómoda. Como o SOL. Como o i.

Em coerência, dou agora a esta mesma crónica o título de Venham mais quatro.

Porque, se já valeu a pena, basta que venha mais um… e assim consecutivamente.